COMO FAZER MASCARA DE TECIDO

 faca você mesmo  mascara de tecido

Orientações gerais de como fazer máscara de proteção.

 como fazer mascara de tecido

  • Tecido tricoline 28 x 20
  • Tecido impermeável tnt 28 x 30
  • 30 cm de elastisco de 1 mm 

Confira o vídeo ensinando como fazer a máscara de forma bem simples


molde de máscara de proteção

molde de máscara cirúrgica de tecido

Máscara de tecido é segura? 

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, orientou às pessoas a confeccionarem suas próprias máscaras caseiras em pano, segundo informações publicadas no Correio do Estado.
“Essa questão de máscaras, se temos poucas, vamos deixar para os enfermeiros, médicos. Se for para sair e ir até a unidade de saúde para confirmar, usa uma máscara de pano, confecciona a sua máscara. Eu digo assim, poupe o material de saúde para os enfermeiros e médicos. Eles são as pessoas mais importantes da cidade hoje, o pessoal da Saúde”, disse em coletiva.
Mandetta reclamou, em coletiva realizada no dia 19 de março, que as pessoas compararam as máscaras e desabasteceram o setor e que se necessário vai tomar medidas necessária para produzir "Vamos lutar e vamos fazer, máscara também. Não tem essa de material da China, vamos ver qual material pode fazer, se precisar, não tem problema, se não tiver descartável vamos de pano", declarou Mandetta.
O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, ela deve cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais. Também é importante que a máscara seja utilizada corretamente e que não, seja manipulada enquanto estiver na rua e antes de ser retirada deve-se lavar as mãos.
É importante que antes de utilizada a máscara seja lavada com sabão neutro e passada com ferro quent. Ao utilizar não fique manipulando a máscara na rua, não fique ajustando a máscara na rua, ao chegar em casa lave as mãos com água e sabão antes de retirar a máscara.
Após o uso a máscara de tecido deve ser lavada novamente com água e sabão e passada com ferro quente.
Vale ressaltar que essa mascara deve ser usada por pessoas com sintomas de gripe e tosse em caso de  resultado positivo para Covid-19 a pessoa deverá usar somente a mascara cirúrgica hospitalar.

Texto por Fábio Reis para PFARMA
* A reprodução é permitida, desde que citado o autor e fonte com link para https://pfarma.com.br 



Você também pode conferir mais idéias de como fazer mascaras de proteção clicando aqui.
Compartilhe com os seus amigos

@valdireneoliveiradiy